Olá colegas estou iniciando no Porteus Linux.
Relato falha ao tentar executar a ISO Porteus-OPENBOX-v5.0rc2-x86_64.iso e a ISO Porteus-LXDE-v5.0rc2-x86_64.iso.
A transferência das ISOS acima foi feito com um programa gerenciador de download, do link: Porteus-v5.0rc2 is released.
Preparação do pendrive inicializável com ventoy-1.0.21
Descrição do Computador: Placa Mãe: Asus P5S800-VM, Intel (R) Celeron (R) D CPU 2,66GHz, 1 GB DDR 400 MHz (as placas de memória foram testadas com o programa memtest86+ e passaram nos testes)
As imagens contendo as mensagens de erro estão compartilhadas nos links abaixo, este link irá expirar no dia 21-11-2020:
https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k
https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k/Fa ... t=1tnmgtcs
https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k/Fa ... t=yq2zc4ak
As ISOs: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso e Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso conseguiram iniciar o modo gráfico com sucesso.
Eu espero que estas informações sejam suficientes.
marcelocripe
Falha ao tentar executar a ISO Porteus OPENBOX e LXDE v5.0rc2 x86 x64.iso
-
- White ninja
- Distribution: Porteus
Marcelo, não entendi se as imagens de erro são da mesma ISO. Parece que no caso da segunda imagem houve algum problema na cópia da ISO para o pen drive. Você consegue colar aqui a lista de arquivos que estão no pen drive?
Quanto ao primeiro erro, eu nunca vi. Vou ter que pesquisar.
Quanto ao primeiro erro, eu nunca vi. Vou ter que pesquisar.
-
- White ninja
Olá fulalas.
As imagens de erro são da mesma ISO OPENBOX-v5.0rc2-x86_64.iso, mas o erro é o mesmo para a ISO Porteus-LXDE-v5.0rc2-x86_64.iso. Estas ISOs eu baixei no link: Porteus-v5.0rc2 is released
A sequência de erros ocorrem:
1- https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k/Fa ... t=1tnmgtcs
2 - https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k/Fa ... t=yq2zc4ak
As ISOs acima estão no mesmo pendrive que foi preparado com o com ventoy-1.0.21. As ISOs: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso e Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso estão neste mesmo pendrive e conseguiram iniciar em modo gráfico com sucesso. Estas ISOs eu baixei no link: http://ftp.vim.org/ftp/os/Linux/distr/p ... teus-v5.0/.
Agora tem outro problema:
A senha padrão de usuário: root e senha root, não está funcionando para a ISO: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso, exibe a mensagem "Authentication failed! Wrong password". Não tem como testar a instalação (Porteus Installer) ou tentar alterar o idioma para pt-BR.
O mesmo acontece com a senha de root para a ISO Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso, "Authentication Failure".
A ISO Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso possui grande possibilidade de fazer o computador descrito acima voltar a ter utilidade e ser reutilizado novamente.
Consumo de memória RAM do Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso sendo executado via pendrive Flash Drive SM_USB20 preparado com o ventoy-1.0.21:
Terminal:
demo@porteus:~ /Desktop$ free {Enter}
Memória: total: 976192 KB, used: 156456 KB, free: 290436 KB, shared: 15284 KB, buff/cache: 529300 KB, avaliable: 654836 KB
Swap: total: 0, used: 0, free: 0
$ htop {Enter}
bash: htop: command not found
Gerenciador de Tarefas:
Menu, Applications, System Tools, Task Manager exibe: CPU usage: entre 2 e 7% e Memory: 192 MB of 953 MB used.
ISO: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso
Terminal:
Memória: total: 976192 KB, used: 155424 KB, free: 291516 KB, shared: 15272 KB, buff/cache: 529252 KB, avaliable: 655880 KB
demo@porteus:~ /Desktop$ htop {Enter}
Gerenciador de Tarefas (Task Manager)
Exibe: CPU usage: entre 1 e 3% e Memory: 198 MB of 953 MB used.
Devido as senhas padrões não funcionaram, por enquanto é isso que eu tenho de informações, além de ser um sistema operacional muito rápido e bonito.
marcelocripe
As imagens de erro são da mesma ISO OPENBOX-v5.0rc2-x86_64.iso, mas o erro é o mesmo para a ISO Porteus-LXDE-v5.0rc2-x86_64.iso. Estas ISOs eu baixei no link: Porteus-v5.0rc2 is released
A sequência de erros ocorrem:
1- https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k/Fa ... t=1tnmgtcs
2 - https://filebin.net/m061lnrgq4kl5a3k/Fa ... t=yq2zc4ak
As ISOs acima estão no mesmo pendrive que foi preparado com o com ventoy-1.0.21. As ISOs: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso e Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso estão neste mesmo pendrive e conseguiram iniciar em modo gráfico com sucesso. Estas ISOs eu baixei no link: http://ftp.vim.org/ftp/os/Linux/distr/p ... teus-v5.0/.
Agora tem outro problema:
A senha padrão de usuário: root e senha root, não está funcionando para a ISO: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso, exibe a mensagem "Authentication failed! Wrong password". Não tem como testar a instalação (Porteus Installer) ou tentar alterar o idioma para pt-BR.
O mesmo acontece com a senha de root para a ISO Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso, "Authentication Failure".
A ISO Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso possui grande possibilidade de fazer o computador descrito acima voltar a ter utilidade e ser reutilizado novamente.
Consumo de memória RAM do Porteus-OPENBOX-v5.0rc1-x86_64.iso sendo executado via pendrive Flash Drive SM_USB20 preparado com o ventoy-1.0.21:
Terminal:
Memória: total: 976192 KB, used: 156456 KB, free: 290436 KB, shared: 15284 KB, buff/cache: 529300 KB, avaliable: 654836 KB
$ htop {Enter}
Gerenciador de Tarefas:
Menu, Applications, System Tools, Task Manager exibe: CPU usage: entre 2 e 7% e Memory: 192 MB of 953 MB used.
ISO: Porteus-LXDE-v5.0rc1-x86_64.iso
Terminal:
Memória: total: 976192 KB, used: 155424 KB, free: 291516 KB, shared: 15272 KB, buff/cache: 529252 KB, avaliable: 655880 KB
demo@porteus:~ /Desktop$ htop {Enter}
Gerenciador de Tarefas (Task Manager)
Exibe: CPU usage: entre 1 e 3% e Memory: 198 MB of 953 MB used.
Devido as senhas padrões não funcionaram, por enquanto é isso que eu tenho de informações, além de ser um sistema operacional muito rápido e bonito.
marcelocripe
- maia
- Samurai
- Distribution: Porteus-5 64b Openbox
Ola Marcelo, com relação as senhas:
root, senha toor
guest, senha guest
Eu pessoalmente não uso estas senhas, quando voce instalar o porteus no pendrive ou hd poderá colocar seu arquivo de senhas na pastar rootcopy/etc.
Fica mais pratico.
Quanto aos pendrives, sugiro que voce siga o padrão indicado da documentação do porteus: transferir os dados da iso para o pendrive previamente formatado e em seguida executar o script de instalação que fica dentro da pasta boot.
Tem um instrutivo dentro da pasta porteus chamado USB_INSTALLATION.txt
Boa sorte.
root, senha toor
guest, senha guest
Eu pessoalmente não uso estas senhas, quando voce instalar o porteus no pendrive ou hd poderá colocar seu arquivo de senhas na pastar rootcopy/etc.
Fica mais pratico.
Quanto aos pendrives, sugiro que voce siga o padrão indicado da documentação do porteus: transferir os dados da iso para o pendrive previamente formatado e em seguida executar o script de instalação que fica dentro da pasta boot.
Tem um instrutivo dentro da pasta porteus chamado USB_INSTALLATION.txt
Boa sorte.
Sorry my english is really, g##gle-tr4nsl4t0r
-
- White ninja
Maia,
Obrigado pela ajuda.
A senha de root contida na imagem de inicialização está errada.
Agora eu posso explorar o Porteus.
marcelocripe
Obrigado pela ajuda.
A senha de root contida na imagem de inicialização está errada.
Agora eu posso explorar o Porteus.
marcelocripe
Olá pessoal, sou novo por aqui.
Revivendo um pouco este tópico, nos últimos dias dei uma explorada no Porteus última versão e não encontrei a pasta "rootcopy/etc" que a Maia comenta para colocar as senhas, ela vem já como default ou eu preciso criá-la? Aproveitando o mesmo tópico, dei uma olhada na documentação do site e na seção "[HOWTO] Find your way around in the Porteus File Structure" existe algumas indicações de pastas para colocar os módulos e as modificações (changes), estas pastas vêm como padrão ou eu preciso criá-las?
Estou usando um pendrive para rodar o sistema com uma partição FAT32.
Agradeço desde já
Revivendo um pouco este tópico, nos últimos dias dei uma explorada no Porteus última versão e não encontrei a pasta "rootcopy/etc" que a Maia comenta para colocar as senhas, ela vem já como default ou eu preciso criá-la? Aproveitando o mesmo tópico, dei uma olhada na documentação do site e na seção "[HOWTO] Find your way around in the Porteus File Structure" existe algumas indicações de pastas para colocar os módulos e as modificações (changes), estas pastas vêm como padrão ou eu preciso criá-las?
Estou usando um pendrive para rodar o sistema com uma partição FAT32.
Agradeço desde já